Moda Brasileira – Cronologia

As informações levantadas foram obtidas através de uma extensa pesquisa de estudantes de Moda; alguns fatos e datas divergentes foram verificados através da consulta a professores especializados em história e moda brasileira.

1951
A revista O Cruzeiro publica a lista das “Dez mais elegantes” criada por Jacinto de Thormes.

o-cruzeiro-57as-dez-mais-elegantestv-itacolomibrocoio_MLB-O-4197139976_042013

1952
Assis Chateaubriand e a fábrica Bangu organizam desfile em parceria com o estilista francês Jacques Fath na França. Danuza Leão é uma das modelos. No mesmo ano o estilista vem ao Brasil e usa tecidos da Bangu para novas criações que são apresentadas no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.
Rui Spohr vai à Paris estudar moda na Chambre Sindicale de la Couture Parisiense, entre seus colegas estão Karl Lagerfeld e Yves Saint Laurent.
A revista Manchete traz na capa Danuza Leão e a legenda “Danuza conquista Paris”. Trata-se de nossa primeira modelo de carreira internacional.
A estilista italiana Elsa Schiaparelli visita o Brasil.
07-FabrBangu (1)
FATH
dener
1955
A Rhodia lança o náilon e passa a fabricar fios sintéticos no Brasil.
rhodia
1956
Flávio de Carvalho “desfila” o seu New Look no centro de São Paulo. O traje, conseqüência do artigo “Moda de verão para a cidade” publicado no jornal Diário de São Paulo, é composto por um saiote com pregas, blusa de náilon de mangas curtas e folgadas, chapéu transparente, meia arrastão e sandálias de couro.
166456_137490906308586_2316105_n
1957
Fundação da Associação Têxtil do Estado de São Paulo (ATESP).
O estilista Dener Pamplona de Abreu inaugura na praça da República, em São Paulo, seu primeiro ateliê. Lançamento da revista feminina Jóia.

download

1958
Primeira edição da Feira Internacional da Indústria Têxtil (FENIT), o primeiro salão de moda a reunir matéria-prima, maquinário e vestuário, assinalando o amadurecimento do setor têxtil.
A tecelagem Matarazzo-Boussac cria o Festival da Moda Brasileira. São oferecidos os prêmios Agulha de Platina e Agulha de Ouro para os melhores costureiros e Sapatinho de Ouro para a melhor manequim.
As amigas Lucia Piva de Albuquerque e Lourdes Aranha dos Santos fundam a loja de moda feminina Daslu.
Otto Stupakoff começa a fotografar para a Rhodia.
download (1)20050713-raio_x_da_daslu

1959
Lançamento da revista Manequim, da editora Abril. Trata-se da primeira revista exclusivamente de moda no Brasil.
download (2) download (3)

1960
O paulista Clodovil Hernandes ganha a Agulha de Ouro de melhor estilista.
Alceu Penna desenha vestidos para evento promovido pela Rhodia e a revista O Cruzeiro, onde trabalha desde 1933.
download (4) montagem-clodovil

1961
Lançamento da revista Claudia, da editora Abril.
download (5) revista-claudia-fevereiro-de-1963_MLB-O-181494171_8556

1962
Emilio Pucci, Ugo Castellana e Valentino participam da FENIT e apresentam modelos no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.
Gilda Chataignier passa a escrever Passarela, coluna feminina com ênfase em moda publicada diariamente no Jornal do Brasil.
download (6) 20070601-030607B

1963
Em Roma ocorre o evento Moda Brasileira na Itália promovido pela Rhodia, o Instituto Brasileiro do Café e a revista Manchete. Dener apresenta coleção prêt-à-porter.
Aos dezessete anos, Mila Moreira é contratada como modelo pela Rhodia.
foto:

1964
Ronaldo Esper monta ateliê após trabalhar na Casa Vogue, em São Paulo.
foto:

1965
É inaugurado no Rio de Janeiro o shopping center do Méier, o primeiro shopping brasileiro.
FOTO:

1966
Inauguração do shopping Iguatemi na cidade de São Paulo.
José Luiz Itajahy cria a loja Bibba-Ipanema, no Rio de Janeiro, agitando o mercado nacional de prêt-à-porter com sua moda contemporânea ao estilo da Carnaby Street, em Londres.
Lançamento da revista Figurino Moderno, da editora Vecchi.
foto:

1967
Eugenie Jeanne Villien introduz a disciplina de desenho de moda nos cursos superiores de Desenho e Plástica, na Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo.
Pierre Cardin vem ao Brasil apresentar modelos na FENIT.
Guilherme Guimarães cria o figurino de Danuza Leão para o filme Terra em Transe de Glauber Rocha.
Foto:

1969
A Rhodia comemora 50 anos no Brasil, e apresenta seu maior show-desfile, Stravaganza, na FENIT. A direção de arte é de Cyro Del Nero.
Lançamento da revista Desfile, da Bloch Editores, substituindo a revista Jóia.
Lançamento da revista Setenta, da editora Abril. Projeto ousado com ênfase em moda, contava com o fotógrafo Antonio Guerreiro entre os colaboradores.
Clodovil propõe a criação da Câmara de Alta-Costura do Brasil.
Valentino vem ao Brasil e promove desfile.
foto:

1970
É criada a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT). Lívio Rangan cria o Clube Um, reunindo um grupo de dez tecelagens, vinte confecções. Por meio de uma grande campanha publicitária o grupo reinventa a moda masculina no Brasil.
Marisa Alvarez Lima fotografa editorial de moda com Gal Costa, Gerald Thomas, e outros para a revista A Cigarra.
Monique Evans começa a desfilar com catorze anos para a Socila, escola de etiqueta social que instruiu muitas modelos cariocas.
foto:

1971
Zuzu Angel apresenta no consulado do Brasil em Nova York o “desfile-protesto”. O jornal americano The Montreal Star Wednesday afirma se tratar da primeira coleção de moda politizada.
Inaugurada nova sede da tecelagem de luxo Santaconstancia.
Em Copacabana, Rio de Janeiro, Rose di Primo com dois triângulos de jeans cria um dos mais famosos modelos de biquíni brasileiro: a tanga.
foto:

1972
Paco Rabanne mostra coleção de laminados e acrílicos no Brasil na FENIT.
As empresas da indústria têxtil formam o Consórcio de Moda Brasileira em São Paulo, com a intenção de organizar os eventos de moda.
Dener lança sua autobiografia Dener, o luxo [reeditado pela Cosac Naify, 2007] e os três volumes do Curso Básico de Corte e Costura Dener.
foto:

1973
A editora Abril lança Nova, edição brasileira da revista Cosmopolitan.
foto:

1974
O fotógrafo Miro viaja à França para estagiar na revista Elle e tem o primeiro contato com o mundo da moda.
foto:

1975
É criado o Grupo Moda Rio, primeiro núcleo organizado de estilistas com o objetivo de conseguir patrocínios e divulgar a moda do Rio de Janeiro por meio de desfiles e eventos, com foco em prêt-à-porter.
Lançamento da edição brasileira da revista Vogue, pela Carta Editorial. Regina Guerreiro é a editora.
Lançamento do Noticiário da Moda, pela editora Abril. Fernando Louza começa a fotografar os desfiles europeus para a revista.
O carioca Beto Brasil vai para Milão. É o primeiro modelo brasileiro a fazer carreira internacional.
foto:

1976
No Rio de Janeiro é criado o evento Janeiro Fashion para desfiles de prêt-à-porter.
Gilda Chataignier cria o Bureau de Style que presta consultoria de moda e organiza cadernos de tendências.
foto:

1977
Marco Angeli passa a ilustrar as capas da edição brasileira da revista Interview.
O francês Bernard funda a Bernard Models, em São Paulo.
foto:

1978
Com fotos de Luiz Garrido, Silvia Pfeifer estrela seu primeiro grande editorial para a edição brasileira da revista L´Officiel.
foto:

1979
Criação do grupo Coordenação Industrial Têxtil (CIT), responsável pela organização de tendências de estilo e cartelas de cores dirigidas às empresas têxteis. Passa a trazer ao Brasil Marie Rucki, diretora do Studio Berçot, de Paris, para cursos anuais na Casa Rhodia.
Com música de Rita Lee e um jovem casal aos beijos se despindo em baixo da água, o anúncio televisivo da grife Ellus, veiculado no ano anterior, ganha o prêmio Profissionais do Ano da TV Globo.
foto:

1980
É formado o Núcleo Paulista de Moda, do qual fazem parte Alcides, Armazém, Companhia Ilimitada, G. Confecções de Glória Coelho, Huis Clos, Le Truc, Rose Benedetti, Zoomp, entre outros. Era o prêt-à-porter contemporâneo se estabelecendo.
foto:

1981
Lançamento da revista Moda Brasil, da Rio Gráfica Editora (futura editora Globo).
Betty Prado ganha o concurso Face of the 80´s (atual Supermodel of the World), promovido pela Ford Models.
É criada a Cooperativa de Trabalho Artesanal e de Costura da Rocinha Ltda. (COOPA-ROCA) no Rio de Janeiro. C&A, M. Officer e Osklen são algumas das empresas que já trabalharam com a cooperativa.
foto:

1982
Lançamento da revista Claudia Moda, da editora Abril. Costanza Pascolato é a editora.
É formado o Grupo Mineiro de Moda (MG), composto por Artimanha, Art-Man, Patachou, Renato Loureiro, entre outros. O grupo durou quinze anos.
É fundada a escola de corte e costura Sigbol, em São Paulo. Hoje sob o nome de Sigbol Fashion, é uma escola de moda completa.
Luiz Tripolli fotografa campanha publicitária do jeans Pool.
A loja Fiorucci passa a vender os vestidos do estilista Markito.
Luiza Brunet torna-se modelo exclusiva da grife Dijon.
Vânia Toledo fotografa catálogo da Zoomp.
foto:

1983
Nilson Farias cria a feira de moda mineira Minas Mostra Mulher (MG).
foto:

1984
José Gayegos presta assessoria para o Senai-Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (CETIQT), no Rio de Janeiro, na criação do curso de estilismo em confecção industrial, formando uma grade exclusivamente para o design de moda.
Elisabeth Senneville, Jean-Paul Gaultier e Thierry Mugler apresentam suas coleções em São Paulo a convite da Grendene, indústria de calçados.
foto:

1985
Lançamento da revista Moda Moldes, da editora Globo.
Bob Wolfenson passa a fotografar editoriais de moda para a Vogue.
Um grande concurso de modelos promovido pelas lojas Pernambucanas releva Gisele Zelauy.
A edição francesa da revista Marie Claire estampa na capa e em doze páginas a modelo brasileira Betty Lago fotografada por Sarah Moon.
Claudia Liz fotografa editorial para a revista Claudia Moda. Produzido por Costanza Pascolato e com fotos de J.R. Duran, o ensaio ganha o prêmio Abril de melhor editorial do ano.
foto:

1986
É formado o Grupo São Paulo de Moda, com as marcas Forum, T.Machione, Tráfico e Tweed, além de parte do extinto Núcleo Paulistano de Moda.
É criada a Cooperativa de Moda de São Paulo, que reúne Conrado Segreto, Flávia Fiorillo, Jum Nakao, Maira Hilmmelstein, Marjorie Gueller, Silvie LeBlanc, Taisa Borges e Walter Rodrigues.
O fotógrafo Klaus Mitteldorf recebe pela terceira vez o prêmio Nikon Photo Contest International.
foto:

1987
É criado o primeiro curso de graduação em moda, na Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo.
Em parceria com a Rosset Tecidos é organizado o Grupo Moda Praia Rio.
Fundação da agência de modelos Class.
foto:

1988
Lançamento da edição brasileira da revista Elle, da editora Abril.
Patrícia Veiga torna-se coordenadora de moda do caderno Ela, do jornal O Globo.
Conrado Segreto é capa da revista Veja devido aos seus grandiosos desfiles.
foto:

1989
Carla Barros é eleita modelo do ano pelo prêmio Multifabril de Moda.
foto:

1990
A Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo, cria o curso superior Negócios da Moda.
Lançamento da edição brasileira da revista Marie Claire, da editora Globo, substituindo a revista Moda Brasil.
Dalma Callado, com 2.500 desfiles no currículo, encerra sua carreira. Era a modelo brasileira de maior renome internacional.
Maraponga Mart Moda, pólo atacadista de moda, é criado a partir do Festival da Moda de Fortaleza (CE).
foto:

1991
A Universidade Paulista, em São Paulo, lança o terceiro curso superior de moda no Brasil.
foto:

1992
Acontece a Semana Leslie de Estilo (atual Fashion Rio) no Rio de Janeiro, comandada por Eloysa Simão.
Erika Palomino passa a escrever a coluna Noite Ilustrada no Jornal Folha de São Paulo.
O modelo brasileiro Jens-Peter ganha a capa da Elle brasileira junto com a modelo Ondina, sendo um dos raros modelos masculino a ilustrar a capa de uma revista feminina.
foto:

1993
É criado o curso de moda na Universidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
Fundação do Instituto Zuzu Angel de Moda (IZA), no Rio de Janeiro, entidade civil sem fins lucrativos, que atualmente oferece cursos de moda em parceria com a Universidade Estácio de Sá, além de possuir vasto acervo de roupas de estilistas brasileiros e internacionais.
foto:

1994
O Senac São Paulo assina convênio com a escola de moda francesa Esmod e lança, no ano seguinte, os cursos de Estilismo e Modelagem.
É criado o curso de moda na Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza.
Primeiro Phytoervas Fashion, em São Paulo, evento criado por Paulo Borges e Cristiana Arcangeli, com duas edições anuais até 1998, quando a marca foi vendida para um laboratório americano.
O diretor de arte Giovanni Bianco produz catálogo para a marca italiana Dolce & Gabbana.
Beto Lago e Jair Mercancini criam o Mercado Mundo Mix trazendo à tona a moda underground brasileira.
foto:

1995
É criado o curso de moda na Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro.
Gui Paganini passa a fotografar editoriais de moda para a revista Elle. Lula Rodrigues torna-se diretor de arte e consultor do programa GNT Fashion.
foto:

1996
É criado o curso de moda na Universidade Estadual de Santa Catarina, em Florianópolis.
Primeira edição do Morumbi Fashion Brasil, em São Paulo.
Durante sessão de fotos para o catálogo de inverno da Forum, Shirley Mallmann conhece fotógrafa alemã Ellen von Unwerth e inicia sua ascensão internacional.
Lançamento da revista World Fashion, da Link Editora, o público alvo são as indústrias têxteis.
foto:

1997
Primeira edição da Semana de Moda, atual Casa de Criadores, o evento reúne jovens estilistas, criado por André Hidalgo, em São Paulo.
A galeria Ouro Fino, na rua Augusta, em São Paulo, torna-se um centro de moda independente. Nas lojas são vendidas roupas de Alexandre Herchcovitch, Escola de Divinos, Hell´s Club, A Mulher do Padre, Slam, Sommer, entre outros.
São criados os cursos de moda na Universidade Estadual de Londrina e na Universidade Tuiuti, ambas no Paraná, e na Universidade Regional de Blumenau, em Santa Catarina.
Lançamento da revista Costura Perfeita, da Cavemac. Periódico bimestral voltado para a indústria têxtil.
É criada a Agência de Promoção de Exportação e Investimentos (APEX-Brasil).
foto:

1998
É criado o Centro de Educação em Moda do Senac, em São Paulo.
É lançada a etiqueta AMNI que certifica artigos produzidos com náilon 6.6 da Rhodia, uma das patrocinadoras do São Paulo Fashion Week (SPFW).
foto:

1999
É criada a Associação Brasileira de Agências de Modelos (ABAM).
Gisele Bündchen recebe o prêmio de melhor modelo do ano no Vogue Fashion Awards, Nova York.
A modelo inglesa Kate Moss vem ao Brasil para desfilar coleção de verão da Ellus.
foto:

2000
A marca catarinense Colcci é adquirida pelo grupo Menegotti, atual AMC Têxtil. É o início da criação de conglomerados de grifes no Brasil.
Lilian Pacce passa a comandar o programa televisivo GNT Fashion.
É publicado o primeiro ensaio de moda fotografado por Jacques Dequeker na Vogue Brasil.
O modelo Ivan Abujamra torna-se assistente do fotógrafo peruano Mario Testino, iniciando sua carreira de fotógrafo.
foto:

2001
Décima edição do Morumbi Fashion Brasil, quando o evento passa a chamar-se São Paulo Fashion Week (SPFW).
Primeiro Amni Hot Spot na Casa Rhodia, em São Paulo, evento que incentiva novos talentos da moda.
É criado o Instituto Brasileiro de Moda (IBModa), instituição voltada exclusivamente à área de negócios da moda.
O fotógrafo Miro volta a fotografar moda para uma edição especial da revista Vogue Homem.
foto:

2002
O diretor de arte Alex Wink cria o Studio AW, em São Paulo. O estúdio é um dos mais conceituados em tratamento de imagem em moda e beleza.
foto:

2003
É criada a Associação Brasileira de Estilistas (ABEST).
É realizada a primeira edição do Festival Filme Fashion, idealizado por Alexandra Farah.
Primeira edição do Floripa Fashion Donna, em Santa Catarina. O evento reúne desfiles de marcas catarinenses e de grandes grifes brasileiras.
foto:

2004
A AMC Têxtil compra a marca do estilista Marcelo Sommer.
foto:

2006
Relançamento da edição brasileira da revista L´Officiel, da Duetto Editorial.
foto:

2007
Ocorre no mês de junho a décima edição do Fashion Business, no Rio de Janeiro. Feira de negócios, que acontece paralela ao Fashion Rio, reúne grandes marcas, pólos de moda e designers. Na edição seguinte, empresários brasileiros e de outros países movimentaram mais de 370 milhões de reais durante o evento.
foto:

2008
A holding InBrands, detentora da Ellus e Ellus 2nd Floor, compra a grife Isabela Capeto. No mês de agosto associa-se a Luminosidade, empresa responsável pelo SPFW e pela revista MAG!, que conta com edição de moda de Paulo Martinez.
A Francal, feira de calçados, acessórios de moda e maquinário, completa quarenta anos.
foto:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s