Uma breve História da Moda

siglo-xviii-francia-trajes[1]O conceito de Moda surgiu no fim da Idade Média (século XV), na corte de Borgonha, que hoje é considerada parte da França.
O fenômeno da moda mostra que, por trás da pobreza geral e do racionamento, a França se organizou para guardar sua dignidade e sua elegância. Veillon (2004, p.203) afirma: “Até a Segunda Guerra Mundial as formas de se vestir participavam de um código de distinção de classes ditado pelas elites, enquanto as outras classes se
contentavam em copiá-la”.

“Isolada do mundo exterior, Paris perdeu a posição de epicentro da moda. Após angústias iniciais, os estilistas em Londres e Nova York reconheceram que isso lhes oferecia a oportunidade de afirmar seus próprios talentos, mesmo diante da escassez e das restrições” (p. 105).
O fenômeno da moda mostra que, por trás da pobreza geral e do racionamento,França se organizou para guardar sua dignidade e sua elegância. Veillon (2004, p.203) afirma: “Até a Segunda Guerra Mundial as formas de se vestir participavam de um código de distinção de classes ditado pelas elites, enquanto as outras classes se contentavam em copiá-la”.
Esse código será comunicado para além do continente europeu, em forma de
revistas de figurinos, onde aquele vestuário de caráter racionado e influenciado pelo fardamento militar será apenas entendido como as últimas modas de Paris. Em tempos de guerra, as transformações não atingiam somente as roupas, mas todo conjunto de peças que compunham o vestuário feminino será afetado (VEILLON, 2004).
A região de Blumenau, de colonização européia relativamente recente, veio a beneficiar-se de tal situação no Velho Mundo, consolidando precisamente nesse período sua economia através do desenvolvimento da indústria têxtil, o que permitiu a formação de uma classe social não só de poder aquisitivo elevado, mas de peculiar perfil social.
Ou seja, na medida em que os produtos que eram anteriormente adquiridos da Europa foram, gradativamente, tendo sua importação diminuída no Brasil, fez-se necessária a instituição de organizações produtivas e fabris no país, que suprissem tal demanda (STEIN, 1987).
Deste modo, alguns pesquisadores acreditam que,por meio dessa movimentação, é que pode ocorrer uma moda com características “mais brasileiras”. A demanda crescente por produtos têxteis fez com que o desenvolvimento industrial na região de Blumenau fosse responsável não apenas pela produção de matéria-prima básica, mas também pela iniciação de um pólo de criação de moda adequado às características do povo brasileiro. Stein (apud HERING, 1987, p. 295) sublinha: “a Segunda Guerra foi responsável, naqueles anos, por atividade intensa, e lucros
extraordinários das fábricas de tecidos”.

Moda e Fotografia são dois universos que estabelecem frequentes diálogos. A Fotografia não está presente exclusivamente em retratar desfiles, como muitos podem crer; o principal recurso de união dessas duas artes é o editorial de moda.  

Moda e Fotografia são dois universos que estabelecem frequentes diálogos. A Fotografia não está presente exclusivamente em retratar desfiles, como muitos podem crer; o principal recurso de união dessas duas artes é o editorial de moda.  

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s